14 de janeiro de 2014

Another Year - 2013

Final/começo de ano é uma época complicada para alguns, nem todo mundo suporta a "alegria" desses dias e fica no pega da I Hate Holidays do Slumlords, por outro lado muita gente adora. Mas uma coisa que ambos os lados concordam é que é um período cheio de clichês, seja na reunião forçada de família, a piada do seu tio aspirante a stand up comedy do "pave ou para comer?", quem é vegan/vegetariano aguentando os comentários a respeito de recusar alguns pratos da ceia, as luzes piscando para todo canto seguidas de um bando de velho barbudo derretendo nas roupas vermelhas de Papai Noel e, claro, as listas de melhores do ano! Pois é, caímos no clichê da maioria dos blogs/revistas/zines, mas no final das contas a gente encara isso como positivo, pois talvez algum de vocês que vai ler os TOP 5's encontre uma banda que não conhecia até então e ache muito boa. Enfim, para embarcar na originalidade ao nosso lado chamamos alguns amigos que consideramos aptos para esta árdua tarefa de resumir 365 dias em apenas cinco discos, deixamos espaço aberto para escrever algo sobre a lista ou não.

Confira também outras listas de melhores de 2013 que já saíram pela internet, recomendamos: Hardcast / Intervalo Banger / Straight On A View

Bruno Reina aka Pinguim
Sócio do DBDxHC, baixista do Clobberin' Time,CoF .:., metalhead e stormtrooper.

TOP 5
Sem ordem específica e tentando ao máximo focar somente em bandas de hardcore

THE RIVAL MOB - MOB JUSTICE
Esse era aposta certa desde a demo tape, uma das bandas que mais gosto e que até agora nunca me decepcionou! 11 músicas com potencial forte para se tornarem verdadeiros hinos nos shows e uma intro sensacional.

POWER TRIP - MANIFEST DECIMATION
Outro disco que antes de sair eu já listava entre os melhores do ano, pra quem gosta tanto de hardcore quanto de thrash metal ouvir uma banda fazer esse crossover "by the book", sem qualquer modismo ou outras concessões, é para ficar no repeat infinito. Além da qualidade da banda, a gravação com cheiro de naftalina direto dos anos 80 dá ainda mais destaque pro disco.

TURNSTILE - STEP 2 RHYTHM
Talvez a gravação poderia ser melhor, o vocal pode ser considerado fraco, as letras adolescentes, mas uma coisa é certa, esse EP foi um dos discos que mais ouvi em 2013 disparado. Registro mais dançante do ano e as músicas realmente grudam na sua mente.

VIOLENCE TO FADE - TUG OF WAR
Essa banda já tinha feito uma demo animal em 2012, mas esse novo EP elevou o nível! Resultado de uma briga de foice entre o Breakdown e o SOIA dos bons tempos.

BLIND JUSTICE - MISCHIEF
Hardcore rápido, sem grandes invenções e com a produção deixando tudo mais agressivo. Não tem como não gostar desse EP do Blind Justice, lembra bastante o que o Get Real fazia e pra mim isso é sinal de qualidade.

Menção honrosa: INNER SELF, WARBRAIN, BENCHPRESS, TAKE OFFENSE, THE MONGOLOIDS.



Athos Machado aka Underdog
Vocalista do Inner Self e DisXease, "partiu pro metal", hardcore do ódio e dono da Daily x War Zine.

TOP 5
Eu precisaria de um top 15 se fosse pra descrever todos os discos que eu mais gostei nesse ano, mas aqui vão os 5 que eu escolhei, não necessariamente nessa ordem pois cada um tem seu valor.

VIOLATOR - SCENARIOS OF BRUTALITY
Reis do Thrash no Brasil e porque não do universo? Jogue seus discos do Municipal Waste no lixo e tenha uma overdose desses riffs poderosos, vocais insanos e arte que faz jus a todo o conjunto da obra.

HARM'S WAY - BLINDED
Quando escutei essa banda achei bem qualquer coisa. Mas esse disco ganhou meu coração. O primeiro som de cara já me fez gostar do disco sem nem precisar escutar o resto e mesmo quando conferi o restante não me decpcionei. Tive a oportunidade de vê-los ao vivo ano passado no Fluff Fest na Rep. Checa onde a banda teve muita polêmica envolvida quando anunciada no festival por conta de um Rip-off de uma camiseta do Type-O Negative. Enfim, escute o disco, assista o clipe destruidor da Mind Control e tire suas conclusões.

CLEARVIEW - SEEDS OF RAGE
Veteranos do hardcore pesado em SP também não decepcionaram com esse EP. Na minha opinião o melhor material que a banda já fez. Bases severas com uma pitada de thrash/crossover da melhor qualidade. Conta coma produção do Nick Jett (Terror/Piece By Piece/Carry On) que garantiu a timbragem e mixagem perfeita pra proposta.

TURNSTILE - STEP 2 RHYTHM
Esse tava mais do que óbvio que estaria na lista. Um dos discos que mais devo ter escutado na vida em tão pouco tempo. Riffs grooveados na medida certo, vocais melódicos V.O.D., baixista negão do cabelo loiro e macacão com uma presença de palco insana. Fizeram um dos melhores sets do This Is Hardcore esse ano pelo que pude acompanhar pelos vídeos. Escute esse 7", afaste o sofá e moshe na sua sala!

NO WARNING - THE RESURRECTION OF THE WOLF
Depois do lançamento do Suffer Survive, que na minha opinião é um bom disco, todos os membros se separaram e anos depois voltaram pra fazer esse 7" beneficente pro Baixista que se encontra preso no momento. E pra quem esperava algo meio Linkin Park tá enganado. Você escuta o primeiro som e quando percebe já tá moshando. Vocais na linha de John Tardy do Obituary em medidas certas, partes mosh dançantes. Essa banda é tudo que eu queria ter sido quando crescesse.



Ivan Andrade
Vinnie Stigma de Piracicaba/SP, lenda viva do hardcore paulista, First Blood maniac, é guerreiro de fé e nunca gela e mais correria que o Forest Gump.

TOP 5
Bandas que eu gostei de ouvir os trabalhos de 2013, em relação ao estilo de som que eu gosto mesmo, HARDCORE.

TURNSTILE - STEP 2 RHYTHM
TAKE OFFENSE - UNITED STATES OF MIND
ROTTING OUT - THE WRONG WAY
DEDICATION - BREAK THE CHAINS
DISXEASE - DEMO 2013



Diego Garcia aka Buneco
Sócio do DBDxHC, Vocalista do Final Round e Dedication, Sócio da Thinking Straight Records, youth crew ortodoxo (mas curte um metal se tiver membros do Rival Mob na banda) e Sdds 1000 de quando tocava guitarra

TOP 5
Repetindo a lista que mandei no HardCast esses dias, talvez com um pouco mais de detalhes e repetindo algumas coisas que passei 2013 falando.

THE RIVAL MOB - MOB JUSTICE
Não me venha com essa de "ah, a demo desse disco tinha uma gravação melhor, bla bla bla" meu amigo, esse disco é perfeito do começo ao fim e outra, a demo não tem o som The Brutes of Force, só isso já é motivo para preferir o disco. Falar do Rival Mob é chover no molhado, mas ignorar esse disco é loucura.

RAW JUSTICE - WE DON'T NEED YOUR FRIENDS
Como eu já disse aqui mesmo no DBDxHC, esse disco foi uma grande revelação pra mim em 2013. Depois de tanto ouvir esse disco e repetir insanamente seus versos raivosos, não teria como não entrar na minha lista.

VIOLENT REACTION - CITY STREETS
Lembro até hoje quando o Max (Sentenced [RIP]) me falou dessa banda. Eu estava em uma fase que só ouvia Boston Strangler e Rival Mob, mas quando ouvi esse disco, foi um vicio imediato. É uma verdadeira mistura de Hardcore, punk, oi! na medida certa, transbordando agressividade. Vale o destaque para o já hino VxR Stomp.

FREEDOM - PAY THE PRICE
Quando ouvi esse disco do Freedom tive uma reação muito parecida de quando ouvi a demo deles, "caralho que bagulho brutal, não da nem pra processar um som, já vem outro mais bruto ainda", (isso talvez pelo fato de a maioria das musicas ter menos de 1 minuto), só que o pay the price está ainda melhor, mais agressivo, com uma gravação melhor e uma notável evolução, pra mim foi imediato, ouvi esse disco e já repeti para mim mesmo "esse está no top 5 de 2013".

WEREWOLF - DEMO
"Buneco, vamos gravar uma demo la no estúdio que o Sentenced gravou, cola la pra fazer uns back-vocals", quando eu recebi essa mensagem (não exatamente com essas palavras) eu não sabia o que me esperava. Quando cheguei na gravação dessa demo (que merecia virar um 7") fiquei chocado com o que estava ouvindo. Com certeza esses caras ressuscitaram o hardcore das ruas aos moldes das bandas da Lockin' out, mas com um pouco do hardcore de NY 80'.

Menção honrosa: VIOLENCE TO FADE, PEACEBREAKERS e CHAIN RANK.



Jaxon Craig
Vocalista do Safe and Sound e tipico gringo gente fina.

TOP 5

CAUGHT IN A CROWD - THE FIGHT
A React! Records realmente se superou lançando esse disco. O EP anterior "You've Lost" já havia me deixado ligado e na sequencia eles lançaram o melhor 7" de 2013 no hardcore (na minha opinião) THIS IS THE FIGHT!

GUIDANCE - AGE OF VICE
Uma banda que todos deveriam conferir. O som deles soa como se o Turning Point e o Strife tivessem um filho vindo de Londres, amamentado pelo Straight Edge.

RAW JUSTICE - WE DON'T NEED YOUR FRIENDS
Hardcore Europeu na veia do No Tolerance sem engolir sapo de ninguém, eles não precisam dos seus amigos. Esse 7" me deixou sedento por mais.

BEWARE - WHAT WE WERE
Bob Wilson tirou um sarro da minha cara uma vez, mas esse lançamento ainda é assassino. A primeira musica bate forte e rápido enquanto que o resto tem uma pegada Chain/Mouthpiece pesada. Uma banda para ficar de olho.

OUR SIDE - BACK TO REALITY
Sangue novo na Trible B, lançaram seu 7" de estreia e mano, isso é bom. Eu gosto do lançamento anterior, mas esse é campeão. Back To Reality bate na sua cara, cru, rápido e deixa espaço na sala para uma dança violenta.



Cesar Maia aka Fresh Rhymes
Enciclopédia hardcoreana e dono do blog All Things Old School, CoF .:., mantém a chama dos dumbphones acesa.

TOP 5
Existem algumas bandas que quando soltam material novo dificilmente desapontam, mas isso só ocorre se a banda mantém o mesmo espírito do início. Greg Wilmot (Mental/Lockin’ Out) havia me dito em 2008 que eles tocavam o som das ruas, passados 5 anos (e 3 EPs) ta aí, Mob Justice. Teve gente da própria Revelation que disse ter sido o melhor disco já lançado por eles! Pra mim, tranquilamente o melhor do ano e possivelmente um divisor de águas igual “Roll With The Punches”, “Ill Blood”, etc. Escolher apenas 5 é complicado, ao final das contas os 3 primeiros foram fácil, os demais foram embaçado. Uma banda que marcou muito nesses últimos anos, na minha opinião, foi o Minority Unit e o novo EP do Blind Justice foi bem na sonoridade que eles apresentavam, rápido pracaraio e cheio de energia. Se a banda não acabar, eles vão fazer um estardalhaço. Pra fechar, momento mãe dináh, de olho nessas bandas em 2014: not afraid, battle ruins, cross examination e foreseen.

RIVAL MOB - MOB JUSTICE
POWER TRIP - MANIFEST DECIMATION
TAKE OFFENSE - UNITED STATES OF MIND
BLIND JUSTICE - MISCHIEF
TOXIC SHOCK - DAILY DEMONS


Alexis Gautier
Vocalista do Raw Justice, guitarrista do No Solution! e dono da distro/selo Straight and Alert.

TOP 5
Yo ! Aqui é o Alexis da STRAIGHT & ALERT records / mailorde ( França ) e aqui são os 5 melhores lançamentos do hardcore em 2013 na minha opinião, sem uma ordem definida. 

TURNSTILE - STEP 2 RHYTHM
Turnstile arregaçou com tudo e com todos em seu 7" de estreia chamado "Pressure To Succeed". Vindos de Baltimore e liderados pelo frontman Brendan Yates (baterista do Trapped Under Ice) a banda voltou com um novo 7" pela Reaper records chamado "Step 2 Rhythm". Riffs pesados, mudanças de tempo malucas, breakdowns inacreditáveis, NYHC groovado com uma vibe Biohazard, essa é a pegada do Turnstile.

POWER TRIP - MANIFEST DECIMATION
O Thrash Metal / Crossover ainda vive e ninguém faz isso melhor que os texanos do Power Trip. Pegue o melhor do Vio-lence, Cro Mags, Exodus, Leeway e Nuclear Assault mais o toque pessoal dos caras e eles entregam um crossover agressivo cheio de breakdowns pesados. Depois de 2 EPs incríveis (Double Or Nothing records e Lockin' Out records) eles entraram para a Southern Lord records para lançar este LP grandioso "Manifest Decimation".

TWITCHING TONGUES - IN LOVE THERE IS NO LAW
Conhecidos pelo seu metal bem influenciado por rock (Type O Negative, Section 8 , Only Living Witness, Life Of Agony) o Twitching Tongues (com membros do Ruckus, Apha & Omega e Disgrace) agora é um peso pesado do hardcore graças seus grandes discos: "Sleep Therapy" e "Preacher Man". "In love there is no law" continua de onde o "Preacher Man" parou, eles ainda regravaram esse som! 9 sons de um hardcore inimitável influenciado pelo rock. 

NAILS - ABANDON ALL LIFE
Aqui estão eles outra vez com um novo LP destruidor, gravado por Kurt Ballou em seu lendário estúdio God City. "Abandon All Life" é violento, cru e cheio de fúria, onde o Nails pegou o melhor de bandas do final de 80, bandas da Earache Records, porwerviolence, Entombed, Drop Dead, Obituary, Napalm Death e adicionou alguns elementos do Nasum, Suffocation e Celtic Frost. Onde o Hardcore e o Death Metal se encontram.

MAGIC CIRCLE – S/T
Quando me falaram que o vocal do The Rival Mob tinha uma banda stoner / doom eu não pude acreditar. Cada vez que eu escultava o disco ele me soava mais surreal ! Com influencias vindas da NWOBHM ( quem disse Black Sabbath ? ) e da cena metal tradicional, sons cativantes, riffs pesados e um incrível vocal, o Magic Circle vai fazer você ouvir esses 6 sons repetidamente.


Luiz Menezes
Colunista do Intervalo Banger, vinylhead, tapehead e vocalista da nova promessa do hardcore brasileiro o B'URST

TOP 5
Fico honrado com o convite do meu brother Diego Buneco Garcia, o guardião do youth crew, para fazer meu top 5 do hardcore de 2013 aqui. Como acabei de fazer minha tradicional lista no Intervalo Banger, decidir dar uma mudada e apresentar as cinco demos/cassetes com rotação mais elevada no som aqui de casa nesse ano. Siliga:

DISXEASE - DEMO 2013
Melhor banda nacional ou melhor banda nacional? Vai ser difícil pra qualquer oponente competir com esses caras em 2014. Não tenho nada a dizer que já não tenha sido dito, uma lindíssima cruza de Brotherhood, Confront e SSD feito por quem sabe e já estava aqui antes de você. Brutálico!

BATTLE RUINS - PROMO TAPE
Cassete com dois sons que vão sair no LP da banda (que, por sinal, já vazou). Oi! com NWOBHM em letras sobre guerras campais, o que poderia ser melhor? Ainda por cima, traz um dos meus hits pessoais do ano "Slaughtering the wolves like sheep".

PROTESTER - S/T
Essa fitinha demorou uns dois meses no correio até cair na minha mão, mas a espera valeu à pena. O som da banda mistura as influências - a essa altura do campeonato já batidas - do Boston Crew com um bem vindo toque de harDCore. Letras espertíssimas e um cover do Last Rights no fim.

DEATH INJECTION - STRAIGHT EDGE DEMO
Não tem muito tempo que peguei essa e fiquei de cara com o som logo na primeira ouvida. Hardcore duro, direto e insano, tipo uma jam entre os caras do Boston Strangler e do Hoax cantando sobre como o sxe pride não se perdeu.

STONE DAGGER - THE SIEGE OF JERUSALEM
Ok, isso não tem nada de hardcore. Digo, nada de hardcore além dos seus membros. A parada aqui são os usuais suspeitos de Boston mandando ver um heavy épico no pique Manilla Road, Virgin Steele, com algumas levadas meio sabbathicas. É pra banguear orgulhoso com seu patche costas do Headless Cross.



Daniel Garcia aka Dan
Já foi considerado o Keepers of the Youth Crew brasileiro até revelar ao mundo sua queda pelo hardcore mosh groovado de NYHC, sócio da Thinking Straight Records, guitarrista nas bandas Final Round, Dedication e Inner Self.

TOP 5
Digamos que foi um pouco difícil fazer está lista, 2013 foi um ótimo ano e no começo eu já havia dito que o Step 2 Rhythm do Turnstile e o Mob Justice do Rival Mob seriam os melhores do ano, minha lista não me deixará mentir. Vale deixar bem claro que eu, particularmente, gostei bem mais da timbragem da fita promo do Mob Justice (chupa Buneco), mais isso ficou no top de 2012. Enfim, sem mais delongas, meu top 5 de 2013 ficou na seguinte opinião:

THE RIVAL MOB - MOB JUSTICE
CHAIN RANK - THE GRIP DEMO
TURNSTILE - STEP 2 RHYTHM
FREEDOM - PAY THE PRICE
WRONG IDEA - WHAT'S LEFT INSIDE



Rick Pellario aka Paulito
Vocalista do Clearview, CoF .:., trap music maniac, keeper of the faith e endorser da Oakley.

TOP 5
TERROR - LIVE BY THE CODE
POWER TRIP - MANIFEST DECIMATION
TURNSTILE - STEP 2 RHYTHM
THE RIVAL MOB - MOB JUSTICE
WOLF X DOWN - STRAY TO THE PATH

Nenhum comentário:

Postar um comentário