29 de novembro de 2010

ENTREVISTA - QUESTIONS

Depois de entrevistas com o Nortel Cartel e uma que já está para sair com o Paura aqui do Brasil não poderíamos deixar passar uma entrevista com o Questions, uma das principais e mais ativas bandas da cena paulista e nacional, com mais de 10 anos de dedicação ao underground, uma discografia animal e o respeito da esmagadora maioria daqueles que ainda acreditam no hardcore. Segue a breve conversa com o Hélio (baixo) e o Edu (vocal) sobre o atual momento da banda, segunda tour européia, planos futuros, entre outros assuntos.



Valeu mesmo Hélio e Edu por responder algumas perguntas pro Day By Day Hardcore eZine! Agora, dez anos de história dentro do hardcore, duas tours européias, lançamentos de grande qualidade, toda essa batalha no underground é tão cansativa quanto parece?

Edu: Valeu pelo “lançamentos de grande qualidade”... Quando você gosta de uma coisa e faz com amor, a coisa flui de tal maneira que você nem nota o tempo passar! Mas por um outro lado, você ve que aqui no Brasil é muito mais dificil manter uma banda que toca hardcore, tudo é muito mais difícil! Se fosse 10 anos na Europa ou nos E.U.A. a banda ja teria tocado pelo mundo muito mais vezes e talvez alcançado o seu objetivo maior: A UNIAO DE CABEÇAS PENSANTES NO HARDCORE, INDEPENDENTE DE SUA OPÇAO SEXUAL, RELIGIOSA, POLITICA ...POR UM UNICO IDEAL, O FORTALECIMENTO DA CENA NO BRASIL! Mas mesmo com essas dificuldades aqui no Brasil, nao desitimos ainda: lute no que você acredita!!!


Questions passou por alguns momentos muito importantes nestes últimos três anos, desde mudança de formação, até segunda tour européia, culminando com o lançamento de um petardo chamado RISE UP, como foi fazer parte desse capítulo da história da banda?

Edu: É verdade, nestes 3 ultimos anos ficamos mais ativos, pra mim é só comparado com a época do Resista que foi uma correria igual a essa. Devemos isso a entrada do Helinho que pôs um gás a mais na banda no quesito de motivar, armar shows pra nós... A outra formação foi bem legal, com o nosso amigo sxe Papa que toca no Bandanos, mas ele estava com 3 bandas e ficava meio difícil de segurar as três hehe, culminando na saida dele. Fomos pra Europa e Rússia desta vez, que resultou na maior conquista do Questions em tours até então, foi lindo e maravilhoso tocar lá, com bastante SxE dançando e curtindo o show com curiosidade e fanatismo!

Hélio: Eu tinha acabado de sair do Food4life, banda qual eu tocava, e logo na sequência os caras já me chamaram pra tocar, não tinha nem como falar não para meus amigos de mais de 20 anos né?hehe Eu tenho muito orgulho de poder ter participado deste cd, da tour e de todas conquistas nestes últimos 2 anos da banda, acho que a banda deu grandes passos e isso é só o começo de muita coisa boa que ainda está por vir.



Focando no Rise Up, álbum que não dá descanso aos ouvidos, pedrada atrás de pedrada, quais foram as principais inspirações para a composição das músicas?

Edu: A composição do Rise Up foi igual ao Resista e o Fight For What You Believe, com eu e o Pablo Menna fazendo as bases primeiro e levando pro Eduzinho colocar a bateria. Depois de encaixadas, entro com as letras... não deu tempo do Helinho ou Pablo Lucente opinar nelas pois a maioria das músicas ja estavam feitas antes deles entrarem, Vamos ver se no próximo eles se empolgam de trazer bases/idéias para preecher mais heheh. E a inspiração é a mesma de sempre: Bastante Strife, S.O.I.A., Rykers, Judge, Youth of Today, Agnostic Front, Minor Threat, RDP E Sepultura tocando covers de hardcore...é isso! Só coisas old school que amamos!

Logo depois do lançamento do Rise Up surgiu a segunda tour gringa na Europa, incluindo alguns países do leste europeu, conte um pouco sobre a cena local, as diferenças com o Brasil desde estrutura até o público e principalmente como foi a recepção dos gringos com o Questions.

Edu: Em qualquer lugar que você toca na Europa o equipamento é melhor que o daqui, mesmo no Leste Europeu, a receptividade destes paises não poderia ser melhor, eles te tratam muito bem, sendo que 90 por cento dos lugares que tocamos o organizador era sxe ou vegetariano, que para nós nunca foi problema, pois a comida na maioria das vezes era muito boa, e quando não era, iamos em alguma lanchonete heheh. Os sxe, vegan de lá gostam bastante da gente, Na Estônia, Letônia, Polônia, e muito mais na Russia!! Acho que é pelo fato de nunca termos criado algum tipo de animozidade por este motivo e sempre admirei estes movimentos pois até os meus 21 anos de idade fui drug free, nunca havia colocado nenhum tipo de álcool na boca e continua com cigarro até hoje, para esta indústria consegui dizer nao ate hoje hehehh.



Percebo sempre vocês muito ligados a cena paulista, convidando várias bandas de diversas vertentes do hardcore aos shows, tem algum banda que tenha surpreendido nos ultimos meses?

Edu: Chamamos sempre bandas que gostamos e que seja ativa na cena de alguma forma, não importamos com a opção dos integrantes neste aspecto de ser sxe, bêbados e etc. Só não tocamos com bandas homofóbica, sexista, nazista ou coisas deste tipo.
Agora bandas que achamos muito boas são: Still Strong, Sangue Ódio Hardcore, Final Round, C.v.o.d, Good Intentions, Allianza, Firedrivem, Chorume, Corleone, One true reason, Medellin e etc.


Aliás, o último desses shows foi o lançamento dos dois shapes do Questions em parceria com a SickMind, como este projeto começou a tomar forma? Pois não é nada habitual à bandas nacionais este tipo de merch.

Edu: Os integrantes do Questions sempre acompanharam o skate em suas vidas, eu na minha adolescência andava de skate praticamente todos os dias, já conhecia o Duz/batera e ele andava tambem. O Helinho conheci depois e tambem andava, mais tarde fui saber que o Pablo Menna também ja andou e por fim o Pablo Lucente que até quebrou o ombro ano passado por andar de skate na pista de São Bernardo. Como pinto telas e faço a maioria dos flyers do Questions o dono da Sick mind tinha visto algumas destas artes e conversou comigo dizendo que gostava da banda e se nos não estavamos interessado em lançar dois modelos com algum destes desenhos. Enfim, topamos na hora, pois era um sonho antigo, tanto e que pedimos um modelo old school, para relembrar a nossa época que tinha Steve Caballero, Hosoi, Thronn, Mauro Mureta, shape do Metallica, Misfits e etc. Mais um sonho realizado!!!!



De cerca de três anos pra cá a banda passou por um período muito movimentado, de mudança de formação, de selo, novo full-lenght, tour européia, como foi participar dessa fase do Questions? E o que podemos aguarda pro futuro?

Edu: Realmente foi um corre, e acho que respondi na terceira pergunta tudo que rolou heheh. Sendo que a outra coisa boa foi ter ido para Seveneightlife! O Franco nos tratou muito bem, e disse que mesmo a gente não sendo sxe, topou em lançar a gente dizendo que a gente e uma banda respeitada e adimirada por muitos sxe, vegan que ele conhece, junto com os anos de corre no underground e som que ele admira, nos deixando contentes com tudo isto. E podem aguardar mais ainda, pois o hardcore esta no sangue e queremos ir pra mais longe que a Russia! Levando a bandeira do hardcore feito em Sao Paulo!! SPHC


Obrigado mesmo pela entrevista, boa sorte para mais 10 anos de hardcore pro Questions! Agora o espaço está aberto para mandar uma mensagem para os leitores da eZine.

Edu: Muito obrigado a você Bruno/ezine pelo interesse e tudo de bom para todos os fãs de hardcore sxe e não sxe's . E que não desistam nunca!!! De lutar no que você acredita!!!
Abracos!



Acesse: Site Oficial / Myspace / Fotolog / Twitter

2 comentários:

  1. Salve!!!

    Muito boa a entrevista!
    Acho o Questions uma puta banda não entra nas minhas prediletas por catarem em inglês – os shows são alucinantes e os caras da banda são ótimos músicos!
    No lançamento do DVD do Confronto eles fizeram uma apresentação excelente!
    Provos Brasil

    ResponderExcluir
  2. Grande banda... humildade, respeito e longa vida ao Questions!

    ResponderExcluir