8 de dezembro de 2010

Entrevista - Paura

Para mim apresentar uma banda como o Paura é desnecessário, pois após quinze anos se tornou uma das principais instituições do hardcore nacional. Uma banda que já começou com renome devido a conter em sua formação membros de outras figuras da cena como o No Violence e Garage Fuzz, mas que com certeza honrou toda essa expectativa com uma discografia impecável e de uma evolução absurda no que se diz respeito a misturar hardcore com metal. Este ano o Paura nos presenteia com o lançamento de History Bleeds, o quarto full lenght da banda, e apresentando uma evolução natural ao petardo que foi o Reverse The Flow (2007), músicas ainda mais densas e produção nível internacional que deixa tudo com um peso absurdo. Conversei com o Fabio, vocalista da banda, que nos concedeu essa entrevista contando um pouco sobre o atual momento do Paura.



Fábio, antes de tudo muito obrigado por topar a entrevista logo de cara! Paura começou em 1995 já como uma banda de gente conhecida da cena, como integrantes do No-Violence e Garage Fuzz, você entrou após essa fase inicial da banda, como foram os primeiros contatos com o Paura?

Foi tudo bem tranquilo, mano. Quando os caras montaram a banda, eles sacavam o som que queriam fazer, pois já tocavam em outras bandas com forte representatividade. Eu também já havia tocado em outras bandas e acompanhava o Paura desde o começo, então tudo foi bem tranquilo.


Durante esses 15 anos o Paura sempre se destacou por um mix único de hardcore com metal,quais são as principais influências? Tanto para a parte instrumental quanto para as letras.

Tudo influencia, na real, mas as principais são as de sempre. Sempre as mesmas velhas: BadBrains, Slayer, Sick Of It All, Metallica, Snapcase, Abhinanda, Exodus, VOD, Turmoil e por ai vai... Mas tudo influencia, mano. Tem banda nova que faz coisas legais que você acaba absorvendo de alguma maneira também. A vida é uma grande influência. Tudo o que a gente vive é o que a gente tenta passar através da banda.




E pessoalmente, existe alguma banda nova que o tenha impressionado?

Eu gosto muito do Western Day. E nessa ultima tour na Europa, a gente tocou com o Miles Away da Austrália e o Unrestrained dos EUA, que são muito boas.


Após passagem pela Liberation e One Voice como foi o lançamento do History Bleeds pela Travolta Discos e o recente re-lançamento do clássico You Kill Us We Overcome pela Caustic Recordings?

Ambos foram tranquilos. A gente quando vai lançar um disco sempre procura trabalhar com amigos. Isso facilita bastante as coisas, então é sempre tranquilo.


Aproveitando o gancho, só tenho ouvido bons comentários sobre o History Bleeds, vocês também sentem esta boa aceitação por parte do público? Tanto do Brasil quanto os gringos,já que acabaram de voltar de uma tour européia.

Já sentimos sim. As musicas novas tem tido uma participação legal nos shows, tanto aqui como na gringa. E estamos curtindo muito esses sons. Sempre que se está gravando,mixando e finalizando um trampo, escuta-se aquilo incesantemente. E depois que fica pronto,a gente sempre acha uns lances que poderiam ficar melhor. A melhor maneira de 'aliviar' isso é tocando....hahaha



Após tantos anos no underground nacional, totalmente calejados, como é cruzar o Atlântico e vivenciar, já pela segunda vez, a cena européia? As diferenças são realmente brutais como imaginamos?

Tem as diferenças. Em estrutura e respeito às bandas é brutal. Rango e bebida sem miséria à disposição, lugar decente pra dormir, equipamentos de primeira nos shows...
Mas também tem as roubadas, às vezes por motivos semelhantes aos daqui, as vezes por
motivos incompreensiveis.E as coisas, aos poucos, também estão melhorando por aqui.


Dois recentes lançamentos e um novo vídeo-clipe no ar (No Hard Feelings!? Fuck You!), com tanta coisa nova rolando ainda sobra tempo para pensarem em planos para o futuro do Paura?

Sem duvida. As possibilidades sempre são inumeras. Visitar alguma cidade ou país onde não tocamos, lançar algo em dvd, em vinil, fazer mais musicas, mais amigos. Cada pessoa que gosta do que fazemos nos motiva a tentar coisas novas pra banda. Novos desafios.



Mais uma vez muito obrigado Fábio! Agora é espaço aberto para mandar uma mensagem aos leitores do Day By Day Hardcore! Vida longa ao Paura!

Valeu você pela oportunidade. Siga firme com o trampo do zine. É muito importante.
Valeu todo mundo que leu até aqui. Apoiem suas bandas locais, reciclem o lixo e votem em vocês mesmo. Nos vemos nos shows.



Acesse: Myspace / Travolta Discos / Caustic Recordings

Nenhum comentário:

Postar um comentário