30 de novembro de 2011

Entrevista com Leonardo Cantinfras

É normal para quem está chegando agora e começa a colar em shows, achar que tudo aquilo que está acontecendo é mérito somente das bandas que estão tocando. Mas para quem já esta um tempo envolvido com a parada, sabe que em um simples shows, muitas pessoas estão envolvidas e merecem o mérito, inclusive o publico. Neste cenário podemos identificar as bandas, o publico, os organizadores do show e os selos que se desdobram para lançar o material das bandas.
Hoje estamos entrevistando um cara que além de ser gente boa pra kct, se enquadra em todas essas caracteristas, o Surfista Vegano Leonardo Cantinfras.


Salve Canti, conte-nos um pouco sobre como surgiu a ideia de fazer um selo e como foi o começo da Caustic.
Bom, na verdade quem iniciou o selo foram o Fabio e a Dani. Na época eu tinha minha distribuidora, Mar Sangrento Distro e distribuía somente fitas K7s de demos das bandas: Confronto, Good Intentions, Oposição, Resposta, Extopim, Ofensa, Dissentment e muitas outras. Daí eles fizeram o primeiro lançamento pela Caustic com o cd Odyssey – Eleven Reasons to Live, Eleven Reasons to Die e a partir daí iniciamos nossas atividades juntos. Acredito que tudo começou por volta de 2002/2003. Com o tempo, fomos lançando outros títulos, trocando material, comprando outros, abrimos nossa loja virtual, e estamos ai ate hoje, pra durar!

A Caustic é um dos selo/distro mais respeitados do país, fale um pouco sobre as dificuldades e motivações de manter esse corre.
Manter um selo hoje em dia é prova de muito esforço, dedicação e amor à musica independente. Digo isso não somente para os selos envolvidos com o hardcore, mas em geral. Poucas pessoas hoje em dia apóiam o material físico lançado pelas bandas. Mas pra mim lançar e distribuir material das bandas que eu gosto é uma honra. Por exemplo, na parte de distribuição, mesmo com toda a facilidade que temos para pedir um material no exterior, tem gente que não tem acesso. Daí a pessoa pode contar com a Caustic e adquirir material importado a preço acessível. E sempre terei aquele pensamento de poder ajudar bandas e selos de pessoas amigas distribuindo seus materiais, e fazendo com que outras pessoas tenham acesso a seus lançamentos.

Santos sempre foi um lugar importante para o hardcore brasileiro e agora está cena esta voltando a ter força com bandas ganhando notoriedade e mais shows rolando por ai, comente um pouco sobre esse revival.
Santos é onde eu nasci, cresci e acredito que vá morrer aqui. Estou envolvido com o hardcore aqui desde 94/95 e tive a honra de ver aqui bandas como Los Crudos, Better Than a Thousand, Madball, Shelter, Force Of Change, Purification, New Found Glory, Face to Face, etc....A cena local esta em uma fase que eu vejo como crescimento. As bandas mais ativas daqui estão começando a tocar fora da cidade direto, como Bayside Kings, Blackjaw, Like a Texas Murder e Analisando Sara. Há um coletivo chamado Crucial Times que tem se esforçado para fazer eventos e manter as coisas funcionando aqui. Como exemplo, fizeram recentemente o show do Gorilla Biscuits agora em novembro. Fico muito feliz que ainda há pessoas que mantém as coisas funcionando. Seja em qual cidade for, é sempre importante apoiar nossa cena local.

Aparentemente aqui no brasil o cd continua sendo o tipo de mídia numero um na opção do pessoal que compra material das bandas, porem notamos que a Caustic tem aumentado bastante o numero de vinis disponíveis para venda. Você acha que essa realidade está mudando e que o pessoal esta começando a dar mais valor ao vinil? 
Nossos lançamentos sempre foram CDs e para prensar no Brasil, é o meio mais barato que temos. Ultimamente tenho comprado alguns discos de vinil porque temos um publico que compra nesse formato. Vinil é algo que, acredito eu, todos preferem, seja pela estética como pelo som. O que impede mesmo é toda a logística que existe para pedir um material em vinil de fora: frete mais caro, valor do vinil ao cd muitas vezes mais caro também, mais fácil de ser tributado pela alfândega, ocasionando um valor maior ao preço final. Mesmo com todas essas dificuldades, eu vou continuar teimando e tentando vender ao menor valor possível discos que eu considero bons que mereçam ser distribuídos aqui no Brasil. Mas também não vou deixar de lado o CD, pois ainda é muito procurado por muitas pessoas.

O cds Welcome to your Doom do Ralph Macchio e o Fiel a Tradição do Norte Carte foram lançado pela Caustic em parceria com a Seven Eight Life, comente como rolou essa parceria.
Essa parceria existe a muito tempo, desde que começamos a distribuir os CDs da 78 Life. Se não me engano, foi bem no começo do selo que começamos essa distro. Mas o primeiro lançamento que fizemos juntos foi o split cd Live By The Fist/Tiempos de Honor. Acredito que ainda vamos fazer muitos outros lançamentos, pois temos uma grande amizade com as pessoas envolvidas com o selo 78 Life, pessoas as quais respeitamos e muito por toda sua dedicação que fazem ao hardcore nacional e sulamericano. Mas falando em parcerias, hoje em dia é muito valido, pois são mais possibilidades das bandas divulgarem seus trabalhos, assim como facilita na hora de dividir as despesas. Se houver a possibilidade de fazerem algo em parceira, sempre avaliem as propostas. 

Recentemente vocês lançaram o destruidor Pure Mayhem do Clearview que na minha opinião foi um dos melhores lançamentos de 2011. Quais são os planos futuros da Caustic?
Sim, esse cd do Clearview quando escutamos, falamos na hora: “Temos que lançar esse disco”. Dito e feito, e pra você ver, fizemos em parceria também com o selo Hearts Bleeds Blue e One Voice. Grande parceria que fizemos! Agora sobre nossos futuros lançamentos, teremos o cd da banda Sangue Odio Hardcore, o qual já esta finalizada as gravações, só precisando uma mixagem e masterização, os quais devem ser feitos em breve. E também vamos lançar uma coletânea com as bandas de Santos em um total de 8 bandas. Possivelmente em fevereiro, se todas as bandas conseguirem gravar ate lá, teremos em mãos esse cd. E agora estamos planejando fazer eventos regularmente com o nome de Festa Caustic, os quais estamos fazendo ao lado do pessoal da Juventude Positiva e Crucial Times, tanto em São Paulo capital como em Santos. A minha idéia é fazer, quando o show for em Sp por exemplo, chamar uma banda de Santos, outra do interior, e quando pudermos trazer uma banda de outro estado, e o restante da grande Sp, seja ABC, SP, Zona Leste, Oeste, Guarulhos, etc... O primeiro evento acontecerá agora dia 4/12 com as bandas: Clearview, Still X Strong, Sangue Odio Hardcore, Ralph Macchio e Larusso. Vai rolar no Sattva Bordo, a partir das 17:00 com o valor de R$ 10,00. Também não temos somente a intenção de chamar bandas que fazem parte do selo, vamos convidar bandas de amigos também.

Você já passou por várias bandas que ficaram marcadas na história da nossa cena, entre elas podemos citar como maior destaque o Live By The Fist e o Larusso que agora está de volta. Fale um pouco sobre as bandas que você passou.
Eu confesso que não sou musico nem tampouco tenho essa intenção, mas eu gosto de fazer um barulho, gosto de estar em bandas seja tocando baixo ou guitarra. De todas as bandas que eu toquei e toco, acho que o Live By The Fist foi a banda com que alcançamos mais coisas, fazendo turnê Chile/Argentina e tocando em muitas cidades aqui no Brasil. Lançamos mais materiais, sendo um cd full-lenght e um split cd, agradando muitas pessoas, mesmo a banda carregando consigo a postura Straight Edge. O Larusso ta de volta porque, sabe aquela sensação de que ficou algo incompleto? È isso que eu sinto na banda, acho que podemos fazer muita coisa ainda, e com certeza vai rolar. Sobre minhas outras bandas, já toquei em bandas como Getting Mental (minha primeira banda), Final Expression, Brick By Brick, Unify, Harbor Academy e Deal Cards. Hoje em dia alem de tocar no Larusso, toco em uma banda de hardcore melódico chamada Glorious Bonds e uma banda hardcore punk vegan straight edge chamada Timeshot. Ambas as bandas vão fazer parte da coletânea com as bandas de Santos. Então aguardem que vem coisa boa ai! Alem do que sou membro reserva de bandas como Good Intentions, Live For This, Still X Strong, Corleone, Vendetta, Ralph Macchio e Sangue Odio Hardcore.

Já fazem bons anos que você está envolvido com o hardcore, você acha que a cena mudou de la pra cá? e se mudou, nos diga o que mudou. 
Sim, com certeza a cena mudou, assim como tudo na vida muda. Se formos reparar um pouco, ate mesmo o estilo de som que as bandas tocam hoje em dia, não é o mesmo que as bandas tocavam a 5, 10 ou 15 anos atrás. Hoje em dia eu vejo que está mais fácil organizar shows, as bandas hoje em dia conseguem comprar seu próprio equipamento, facilitando ate mesmo os organizadores, pois trabalhando em coletivo, um empresta um ampli, outro empresta a bateria, etc... O que eu vejo hoje em dia, é que há menos shows fora da grande São Paulo, e quando há em SP, menos shows nos bairros, estão mais centralizados. Pode ser bom ou ruim, depende do ponto de vista de cada um. Talvez um show no bairro, traga uma pessoa que nunca teve contato com o hardcore e faça ela refletir sobre o que é passado em nossa cena. Faça essa mesma pessoa questionar até mesmo sobre a sua própria vida!

Cite algumas bandas que lhe agradam na nossa cena atual.
Cara, bandas hoje em dia tem muitas que me agradam. Posso até esquecer algumas, mas ultimamente tenho escutado muito Still X Strong, Ralph Macchio, Final Round, Clearview, Carahter, O Cumplice, The Alchemists, Norte Cartel, Positive Youth, Blackjaw, Paura, Inspire, Sangue Odio Hardcore, Confronto, Good Intentions, Naifa, Merda, Os Pedrero, Veneno Lento....
Muito obrigado pela entrevista Canti. Como de costume fica esse espaço aberto para você deixar uma mensagem pra rapeize que le esse eZine.
Opa, eu que agradeço o espaço que você deu principalmente a Caustic. Sobre mim, eu sou um cara igual a você ou qualquer um que esteje lendo isso aqui, que resolveu seguir a vida de uma forma diferente, fazendo as coisas que gosta com amor e dedicação, e não sendo mais um que a sociedade impõe ser padronizado, apenas trabalhando até morrer. Há uma vida lá fora esperando pela gente, então acorda e vamos viver. O hardcore punk tem muito a nos ensinar, mesmo a pessoa estando ai há anos. Sempre há alguma coisa nova pra aprendermos e carregarmos conosco em nossas vidas. Depende de nós absorvermos o máximo de coisas boas. Vida longa ao hardcore e todas as formas de expressão que ele pode nos proporcionar. Essa é nossa voz!
Para quem quiser mais informações sobre a Caustic, acessem nosso site:
http://www.xcausticx.com ou mandem email para distro@xcausticx.com

28 de novembro de 2011

SICK OF IT ALL - BLOOD, SWEAT AND NO TEARS (1989)

12 de julho de 1989 (pois é... alguns de vocês nem tinham nascido ainda) é lançado pela Relativity Records o primeiro LP de uma das bandas mais emblemáticas do hardcore nova-iorquino, o Blood, Sweat and No Tears do Sick Of It All! Depois de um EP de estréia animal dois anos antes, os irmãos Koller, Armand Majidi na bateria e Rich Cipriano no baixo (o Craig Ahead só entrou em 1992, mas neste disco ele faz os backing vocals), regravaram essas músicas e adicionaram mais doze pedradas que fazem deste LP um marco do hardcore, com certeza abriu caminho para as bandas da época buscarem tocar mais rápido (pegue a levada em GI Joe Headstomp), com breakdowns maloqueiros e um peso extra, incluindo as letras agressivas. Enfim, são 19 faixas obrigatórias em pouco menos de 30min, uma verdadeira aula! Sem deixar você tomar fôlego os caras jogam clássicos como: Clobberin’ Time, Give Respect, GI Joe Headstomp, Ratpack, My Life, BS Justice, entre outros. São 25 anos de SOIA e, como diz o novo álbum de regravações deles Nonstop, sem pausa no hardcore, goste ou não da fase mais recente, não tem como deixaar de respeitar uma banda como essa.

Obs. Já me perguntaram o motivo da gente postar tanta coisa de New York ou bandas influenciadas por lendas de lá... Escuta esse disco que você vai entender.



IT'S CLOBBERIN' TIME!!!

25 de novembro de 2011

Wardogs - Outcast Behaviour

Talvez seja esse o melhor registro de hardcore do reino unido dos últimos tempos. Fazendo uma mescla de Agnostic Front, Warzone, Iron Boots, Brotherhood e Rampage o Wardogs é a prova que hardcore de velha escola com qualidade e maloqueragem não se faz só na america. Outcast Behaviour é o segundo lançamento desta excelente banda, que já lançou uma demo impecável também. Este álbum contem 6 sons perfeitos para o 2-steps com destaque para a faixa Self Righteous que é uma cacetada. Banda digna de fazer parte do cast da Lockin Out. A má noticia é que infelizmente a banda acabou agora em outubro, nos deixando essa sede por mais álbuns. Você que é fã de hardcore simples, direto e muito maloqueiro, tem a obrigação de ouvir este disco.

21 de novembro de 2011

Entrevista - Soul Search

Soul Search com certeza, entre as bandas novas, é uma das favoritas da casa! Já fizemos dois reviews de lançamentos deles por aqui, só procurar que vale a pena conhecer, e agora a oportunidade de conversar um pouco com o baterista e um dos membros fundadores Dorian Zambrano pra uma entrevista aqui no Day By Day. Assuntos como o lançamento do novo EP pela Triple B Records, a cena da Califórnia que nunca parou de lançar bandas boas, processo de composição do novo registro, entre outros. Confiram!



Primeiramente muito obrigado pela entrevista! E pra começar, como começou o seu envolvimento com o hardcore? E como o Soul Search começou?

Sem problemas mano, obrigado você por nos dar a oportunidade! Bom, eu comecei no hardcore através do punk rock e fui muito envolvido no punk até uns quatro, cinco anos antes de realmente me iniciar no hardcore, mas a transição foi muito fácil. Nós começamos a banda no começo do ano passado (2010), eu e Omar (vocalista) estávamos a procura de montar uma banda, foi quando conhecemos nosso primeiro guitarrista, Ronnie, através de um amigo em comum. Logo de cara o entrosamento foi ótimo e começamos a tocar. Chad assumiu o baixo pouco tempo depois e nós escrevemos as músicas da demo. Mas houve uma mudança na formação desde essa época, Aaron é nosso guitarrista solo e Ricky na base, e Alfredo assumiu o baixo.


Vocês são obviamente muito influenciados pelo que há de melhor no NYHC, além dessas bandas clássicas o que tem tocado nos falantes atualmente?

Bandas recentes como Xibalba, Turnstile, Take Offense, Boston Strangler, Omegas, Naysayer... apenas para citar algumas.



Para uma banda relativamente nova, como é ser chamado para um festival como o United Blood de 2011, junto com o lendário Breakdown, ou até mesmo o Sound and Fury com muitas bandas animais?

Bom, o Breakdown terminou cancelando o show no United Blood (nota: a banda acabou, mais uma vez...) e eu fiquei chateado demais com isso. Mas nós também acabamos nem tocando no festival por causa de alguns problemas de trabalho. Sound and Fury foi animal, muitas bandas ótimas tocaram, inclusive algumas das minhas favoritas da atualidade. Eu gosto de tocar em festivais, por que você toca com muitos amigos, e também tem a oportunidade de fazer novas amizades. Você também tem a oportunidade de conhecer novas bandas que nunca tinha visto/escutado antes.


A Triple B Records lançou recentemente o novo EP de vocês, "Bury The Blame", em vinil 7". O EP tem uma pegada mais pesada que ficou animal! Conta pra gente como foi o processo de composição e até agora como foi o feedback das pessoas?

O processo de composição foi um pouco estranho, pelo menos pra mim. Eu não fiquei tão animado com as músicas logo de primeira, pois não sabia como as pessoas reagiriam a essa pegada mais pesada. Mas assim que nós gravamos e conseguimos deixar as músicas soando exatamente como queríamos, eu fiquei muito ansioso para que todo mundo escute! Até agora a gente tem recebido um feedback muito positivo a respeito do novo álbum e isso é ótimo! Nós realmente somos gratos pelo apoio de todos!



Rotting Out, Alpha and Omega, Take Offense, Violation e muitas outras, todas bandas da Califórnia e coast oeste dos EUA em geral. Atualmente como se encontra o "westcoast hardcore"?

O hardcore na nossa área está passando por um período animal! Muitas bandas legais estão surgindo.


Mais uma vez muito obrigado Dorian! Fique à vontade para mandar um recado ao pessoal que acompanha o Day By Day e o Soul Search!

Comece uma banda e faça tours com seus amigos! É a coisa mais legal que existe!
Escutem XIBALBA!!!

Acesse: MySpace / Facebook / Triple B Records

18 de novembro de 2011

Outburst - Miles to Go (1989)

New York é realmente uma terra impressionante. São incontáveis as grandes obras que saíram de la e muita coisa que se fazia na década de 80, continua sendo referencia até hoje, como é o caso desse clássico que vou comentar agora. Apoiados desde o inicio por grandes bandas da cena de ny como por exemplo Leeway, Raw Deal / Killing Time, Token Entry e Gorilla Biscuits, em meados de 1987 esses caras gravam sua primeira demo. Sujo, pesado, direto e com um dos vocais mais embaçados de todos os tempos, surge o Outburst. Toda vez que ouço os sons Think For YourselfTrue da demo, fico impressionado, como se fosse estivesse ouvindo pela primeira vez. Alguns anos depois em 1989 veio a coletânea New Breed Tape onde seria mostrado ao mundo um dos maiores clássicos da história do hardcore feito pelo Outburst, The Hard Way. Ainda em 1989 (segundo alguns sites 1990) veio a pedrada, Miles to Go. Letras nervosas, melodias ainda mais pesadas do que as anteriores e o vocal chegando ao seu máximo de agressividade. São 7 sons impecáveis, com destaque para No Choice, When Things Go Wrong e a regravação da Thin Ice que ficou ainda mais pesada. Hoje para muitos o Outburst é a melhor banda que surgiu em NY, uma certeza que tenho é que, se não for a melhor, está entre as melhores. Infelizmente não se acha muita coisa sobre o Outburst, principalmente com relação a vídeos, mas o pouco que se acha serve para provar o quanto essa banda é indispensável para qualquer pessoa que gosta nem que for um pouco de hardcore. Para quem ainda não percebeu, esse disco é uma das maiores influências da minha banda, recomendo a todos...

16 de novembro de 2011

Still Strong - Awake and Disturbed

Mais uma prova que D.I.Y. não significa faça qualquer porcaria. Excelente trabalho do Felipe Madureira com a maior revelação do Hardcore Vegan Straight Edge dos últimos anos, o Still Strong.


StillxStrong - Awake and Disturbed from Felipe Madureira on Vimeo.

14 de novembro de 2011

ROTTING OUT - STREET PROWL

Demorei um pouco, mas fica o registro sobre o lançamento mais recente de uma das minhas bandas preferidas da nova safra norte-americana. Street Prowl representa um grande passo pros californianos do Rotting Out, pois se trata de seu primeiro LP e apresenta uma mudança importante na formação da banda. Sai o carismático Maine Mike e o então baixista, Walter Delgado, assume o mic. Mesmo com o antigo vocal passando mais agressividade, Walter faz um trabalho muito bom, aliás, a banda toda! Os filhotes do Suicidal Tendencies continuam acelerados na mistura entre o hardcore da costa oeste (ST, Pennywise, Black Flag) e o da costa leste (Outburst e Killing Time), com uma gravação muito boa, guitarras cortantes, baixo estralado e bateria bastante grave. E mais uma vez destaque para as letras, com um realismo (que pode ser encarado como negativismo) demonstrado de maneira muito honesta (confiram no Tumblr da banda).


Acesse: Facebook / Tumblr / Twitter / 6131 Records

7 de novembro de 2011

Streaming do PURE MAYHEM do CLEARVIEW

No final da semana passada um dos disco mais aguardados desse ano foi liberado completo para audição no trama virtual, eu estou falando do PURE MAYHEM do destruidor CLEARVIEW e eu só tenho uma coisa a dizer sobre esse disco, PUTA QUE PARIU, QUE PEDRADA NA CARA!!!. De longe esse é o melhor lançamento da banda, são 11 faixas onde uma é mais porrada do que a outra, com uma produção digna de exportação. Esse disco teve seu lançamento previsto para o dia 05/11 porem foi adiado graças ao atraso da fabrica, de qualquer forma, ele será lançado pela Caustic, sendo assim estará de fácil acesso a todos. Fans da velha escola do hardcore tocada com peso e precisão, este é um registro indispensável para vocês, vale lembrar também que a banda já havia disponibilizado toda sua discografia para download também no trama virtual, basta fazer o seu cadastro e baixar.  Só mais um comentário, se depois de ouvir você ficar de queixo caído, acompanhe a agenda dos caras e não deixe de colar no shows, porque os shows são ainda mais brutais, se prepare para muita dança violenta!