19 de setembro de 2010

Dia a Dia Hardcore



Salve a todos!

Depois de alguns anos sem escrever aqui estou eu novamente. É prazeroso ver que o pessoal está dando valor pro conteúdo do hardcore, fico muito feliz em ver vários zines, e-zines/blogs nascendo. Nos ultimos dias li alguns textos excelentes que estão circulando pela internet. Confesso que entrei de embalo nessa, pois ao ler os textos bateu a saudades de quando eu escrevia zines, cerca de 7 anos atrás. Me juntei com esses dois parceiros loucos, Buneco e Pinguim, e estamos inciando este blog para ser mais um a somar na cena.

Sem mais balelas, vamos ao que interessa. Pra começar como meu primeiro post, escrevi um texto que fala justamente sobre o título do blog, Dia a Dia Hardcore. Em partes pode até parecer clichê as palavras abaixo, porém é um assunto que cheguei a conversar com amigos do meio e vejo que muito molecada não dá a devida importância. Gostaria de ressaltar que não sou nenhum ditador no hardcore, muito pelo contrário, estou expondo meu ponto de vista e como eu encaro algumas coisas do cotidiano.

A maioria das pessoas que se interessa por Hardcore está na fase adolescente/jovem da vida. Claro que tem muita gente que leva o hardcore apenas como estilo musical e não, as vezes nem quer, absorve o conteúdo do mesmo. Eu, comecei ouvindo punk rock, principalmente pelas idéias e atitudes, que hoje considero, grande parte delas, apenas uma utopia. Modestia parte, a gente cresce e a tendência é evoluir, então se amadurece e se recicla as idéias e por isso, hoje sou menos radical e mais tolerante a muitas coisas.

Em particular, antes mesmo de conhecer o hardcore, eu sou um cara que sempre aplicou o famoso Do-It-Yourself (Faça-Você-Mesmo), sempre gostei de ser o "frontman" e fazer as coisas bem feito. Uma frase que ouvi muito no meio cristão e que se aplica no dia-a-dia hardcore é "faça a diferença no seu meio, seja exemplo". Com certeza tenho minhas falhas, mas tento seguir isso. Quando falo em seguir, estou falando de aplicar o seu melhor em todas as áreas da sua vida, desde escola/faculdade, trabalho, roles e dentro da sua casa com sua família.

Posso estar sendo sistemático e acomodado, fazendo o que o "sistema" me impõe. Mas outra coisa que aprendi nesse humilde tempo em que estou envolvido com o underground (cerca de 8 anos) foi "se você não pode com eles, junte-se a eles." Não que eu vá me corromper, mas vivo minha vida de acordo com o que é me imposto, porém fazendo a diferença por onde eu passo. E isso é uma coisa que realmente "choca" a sociedade. Por exemplo, as pessoais "normais" que olham pessoas como nós, que curte "rock", tatuado e outras coisas "más" (rs rs), geralmente esperam coisas ruins de nós e é aí que eles notam que mesmo assim somos fundamentais e totalmente influente em nossos meios. Isso sim vai totalmente contrário do que era de se esperar.

As vezes a violência é necessária sim, temos que se impor para sermos respeitados, a rua pede isso. Porém, temos que ter conteúdo e sermos influente, mostrar que somos diferente e viemos para mudar, por mais devagar que seja, o mundo.

Vejo muita gente no hardcore preocupada mais com o "visu", em fazer tattoos, ter os "pano" gringo, o "boot" da moda, porém não se preocupa com estudos ou em ter um diploma, um trabalho legal para um dia poder ser pai de família ou pelo menos ter condição de se manter sozinho e sair da "saia" da mãe. Eu comecei trabalhar com o que eu gosto antes mesmo de entrar na faculdade, e praticamente me sustento com isso, isso é muito gratificante. O pessoal do trabalho ver que apesar de "louco" você é um cara responsa e exerce muito bem sua funçao, é o muito gratificante. As pessoas da escola/faculdade, que apesar de você ser maloqueiro, você zoa e ao mesmo tempo se empenha nos estudos, tira boas notas e realmente honra o dinheiro (ou esforço) que você tá colocando ali, É MUITO GRATIFICANTE.

Então fica a dica, isso é uma coisa como eu encaro em "ser" hardcore no dia a dia. Tem uma distância bem longa em apenas ouvir som e ir em rolês do que realmente SER HARDCORE. Como um mano meu do interior sempre diz: "HARDCORE: VOCÊS OUVEM, A GENTE VIVE".

Pra finalizar deixo a letra do som "A hora é essa", do Menção Honrosa, que vem como bônus no split "Cuidandos dos negóciso" do Linha de Frente com o Dzspero. Música que exemplifica bem o que quis passar com esse texto. Obrigado pra quem teve paciência e leu o texto até o fim. Desculpes erros ortográficos e de concordâncias verbais, confesso que estou meio enferrujado. Grande salve a todos. Paz!


Todos irmãos, de norte a sul
Hardcore verdadeiro, um por todos, todos por um
Só parceiro lado a lado, só irmão de lealdade
Guerreiro que batalha em todo canto da cidade
O compromisso pra sempre vai ser honrado
Amizade verdadeira sempre a todos os aliados
Honra, dignidade, convicção
Palavras concretizadas na vida de cada irmão

Família é mais forte do que qualquer facção
A banca é firmeza passa longe os pilantrão
Nova escola, velha escola, todo mundo aprende junto
Um ensina o outro e assim cresce todo mundo
Rumo ao novo tempo, sempre rumo a vitória
Sonhar é só dormindo, na vida buscamos glória
De ponta a ponta, só irmão de lealdade
Nosso nome está escrito em vários muros da cidade

A hora é essa
A hora é nossa
A hora é nossa de caminhar apresento é o (???) banca Menção Honrosa
Lado a lado com os parceiros
Digo, aqui só tem guerreiro
Fica ligeiro, som pesado, Dzspero, aqui com a gente
Não venha se arriscar que o fogo é quente
O tempo todo a nossa vida tá em jogo
Aqui Linha de Frente
Não dá falha, meu verso corta como uma navalha
Quem não junta espalha
A coisa é séria quando se está no campo de batalha

Só correria
No dia a dia estamos sempre unidos
O nosso vínculo é um elo antigo
Em nosso nome eu digo: Pelos irmãos eu brigo
Nessa milicia representa que só bom e velho amigo
Pelos parceiros que andam comigo, unidos pela vida
Marcados por sangue
Meu Pai, eu te peço, abença nossa gangue
Nossa família...

Existe um ensinamento, do grande Malcolm X que diz o seguinte:
O lobo caminhando no inverno, em meio a neve, morto de fome
Encontra algo brilhando perdido
Ele sente o cheiro de sangue e começa a lamber
É uma lamina, e corta sua lingua mais fundo a cada lambida
Quanto mais ele sente gosto de sangue, repete seu ato
E bebe seu sangue, dilacera sua lingua até o momento de sua morte

Sabe o que isso quer dizer?
Que é isso que eu vejo acontecer
Os manos se matando por ilusão
Aí eu te pergunto: viver assim pra quê? Você tá achando gostoso?
É seu sangue que você tá bebendo parceiro
Viver assim até quando?
Ser gangsta não é nada disso
Isso é viver enganado, na sombra escura da ignorância
Ser gangsta é juntar com seus amigos
Para ajudar sua comunidade de alguma forma
Protege-la, ser produtivo e não um parasita
Ser leal, ser fiel...
Ser gangsta é defender suas ideias com seus punhos, ou com sua mente
Sempre buscar a justiça, pensa nisso mano...
Pensa nos seus amigos, na sua família
Antes de fazer qualque escolha
Saiba que o que você vai escolher pode decepcionar seus irmãos e seus parentes
Seja um bom exemplo mano, um exemplo de força, dedicação, dignidade e perseverança
Decência, nas ruas eu encontrei um caminho reto e limpo
E acredito que você pode mais
Sei que muita gente acredita e espera muito de você
Seja você mesmo, sem essa de fazer prézinha
Estude, cresça, alimente bem seu corpo e sua mente
Seja cada dia mais forte, isso é ser gangsta!

5 comentários:

  1. a revoluçao é silenciosa ...infiltrado voce faz mais estrago que tentar bate de frente numa utopia infantil de querer mudar o mundo ......voce muda o seu mundo , consequentemente isso ecoa e assim a corrente se fortalece

    by: Cleyton 129

    ResponderExcluir
  2. acho que o hardcore se vive diariamente. nas suas ações desde a hora em que vc acorda até a hora em que você vai dormir.
    tem muito nego poraí que fala muito sobre hardcore e pouco o vive.
    concordo com o Cleytinho. a mudança, tem que partir de dentro pra fora.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post mano, bacana pra caramba, tenho alguns zines seus do tempo do Fanzine Kaos hehe mó tempão.

    ResponderExcluir